Configuração de uma superfície de controle genérica

Se você tiver um controlador MIDI que inclua botões e knobs ou faders, poderá usar o dispositivo como uma superfície de controle externa.

Para obter mais informações, consulte Uso de uma superfície de controle

Por exemplo, vamos supor que você tenha um teclado MIDI com 8 botões. Este tópico mostrará como você pode usar esses botões para controlar o volume nas faixas do seu projeto.

OBSERVAÇÃO
  • Você pode usar esse mesmo processo para atribuir um controlador a qualquer parâmetro configurável. Para ajustar o volume da faixa, estamos selecionando Channel x Fader na lista Host Command na etapa 9 abaixo. No entanto, se você quiser ajustar a panorâmica, poderá escolher Channel x Pan, ou se quiser ajustar o nível de envio do barramento, poderá escolher Channel x Send.

  • Os parâmetros de efeito não podem ser controlados com um controlador genérico.

IMPORTANTE Uma superfície de controle genérica pode controlar as configurações de trim ou de automação. Para controlar as configurações de automação, é necessário atribuir um botão para colocar a superfície de controle no modo de automação, e o botão Configurações de automação na faixa ou no barramento que deseja editar deve ser definido como Gravação de automação (toque) ou Gravação de automação (trava).

  1. No menu Options (Opções), escolha Preferences (Preferências ) para exibir a caixa de diálogo Preferences (Preferências).

  2. Selecione a guia MIDI e verifique se a porta em que o controlador está conectado está selecionada na lista Disponibilizar esses dispositivos para entrada MIDI.

  3. Selecione a guia External Control & Automation (Controle externo e automação).

  4. Na lista suspensa Dispositivos disponíveis, escolha Controle genérico e clique no botão Adicionar. O Controle genérico é adicionado à lista de dispositivos de controle ativos.

  5. Clique duas vezes na entrada Generic Control (Controle genérico ) na lista de dispositivos de controle ativos para exibir a caixa de diálogo Configure Generic Control (Configurar controle genérico).

  6. Como o teclado MIDI do nosso exemplo tem 8 botões, digite 8 na caixa Number of channels (Número de canais ).

  7. Agora, vamos atribuir botões para deslocar os bancos de canais para cima e para baixo, de modo que você possa controlar todas as faixas do seu projeto.

    Por exemplo, quando você começa a usar o controlador, os botões ajustam as faixas 1 a 8. Quando você desloca os bancos para baixo, pode controlar as faixas 9 a 16, e assim por diante.

    1. Na lista suspensa Exibir grupo de funções, selecione Canais.

    2. Marque a caixa de seleção Aprender.

    3. Selecione Channel Bank Down na lista de comandos do host.

    4. Pressione o botão ou a tecla que deseja usar para alternar para o próximo grupo de 8 faixas.

    5. Selecione Channel Bank Up na lista de comandos do host.

    6. Pressione o botão ou a tecla que deseja usar para alternar para o grupo anterior de 8 faixas.

  8. Escolha Audio Channels (Canais de áudio ) na lista suspensa View function group (Exibir grupo de funções ).

  9. Programe cada botão giratório:

    1. Verifique se a caixa de seleção Learn ainda está selecionada.

    2. Selecione Channel 1 Fader na lista Host Command.

    3. Gire o botão 1 em seu teclado MIDI. Você notará que as colunas Channel (Canal), MIDI Message (Mensagem MIDI) e MIDI Data (Dados MIDI ) são atualizadas.

    4. Repita as etapas 9a e 9b para programar os botões 2 a 8 no teclado.

  10. Agora, vamos atribuir um botão para ativar e desativar o controlador no modo de automação para que possamos usar os botões para ajustar o volume da faixa (trim) ou gravar a automação do volume:

    1. Na lista suspensa Exibir grupo de funções, selecione Atribuir.

    2. Selecione Toggle Automation Mode (Alternar modo de automação ) na lista Host Command (Comando do host ).

    3. Verifique se a caixa de seleção Learn ainda está selecionada e pressione o botão ou a tecla que deseja usar para ativar e desativar o modo de automação da superfície de controle.

      Você notará que as colunas Channel (Canal), MIDI Message (Mensagem MIDI) e MIDI Data (Dados MIDI ) são atualizadas.

  11. Clique em OK para fechar a caixa de diálogo Configurar controle genérico e, em seguida, clique em OK para fechar a caixa de diálogo Preferências.

  12. No menu Options (Opções), escolha External Control (Controle externo ) para ativar o controlador.

    Você está pronto para começar a usar o controlador.

    • Gire cada botão do seu controlador e observe que girar o botão 1 ajusta o volume (trim) da faixa 1, girar o botão 2 ajusta o volume da faixa 2 e assim por diante.

    • Pressione o botão que você atribuiu para rolar o banco de canais para baixo na etapa 7.

      Gire cada botão do seu controlador e observe que girar o botão 1 agora ajusta o volume (trim) da faixa 9, girar o botão 2 ajusta o volume da faixa 10 e assim por diante.

    • Pressione o botão que você atribuiu para rolar o banco de canais para cima na etapa 7 para poder controlar as faixas 1-8 novamente.

    • Pressione o botão que você atribuiu para alternar o modo de automação na etapa 10.

      Selecione o botão Automation Settings (Configurações de automação ) em cada faixa para ativar a gravação de automação.

      Inicie a reprodução, gire cada botão do controlador e observe que girar o botão 1 registra a automação do volume na faixa 1, girar o botão 2 registra a automação na faixa 2 e assim por diante.

    • Pressione o botão de alternância do modo de automação mais uma vez e você poderá usar os botões para ajustar os níveis de corte da faixa novamente.