Modos de panorâmica de áudio

Ao fazer o panning de faixas de áudio estéreo, faixas surround 5.1 ou barramentos, você pode clicar com o botão direito do mouse na alça do fader (ou no panner surround) e escolher um tipo de panning para alterar o modelo de panning.

DICA Se você quiser definir o tipo de panorâmica padrão para novas faixas, defina o tipo de panorâmica de uma faixa e, em seguida, use a caixa de diálogo Definir propriedades padrão da faixa para definir o tipo de panorâmica dessa faixa como padrão. Para obter mais informações, consulte Definição das propriedades padrão da trilha

OBSERVAÇÃO O modo de panorâmica selecionado também é usado para envelopes de panorâmica no nível da faixa. Para obter mais informações, consulte Automação de faixas de áudio

Modo

Descrição

Adicionar canais

Esse modo é mais útil para a panorâmica de arquivos estéreo. À medida que você se desloca pelo campo estéreo, a imagem estéreo parece se mover pelos alto-falantes. À medida que você faz a panorâmica para qualquer um dos lados, o sinal do canal oposto é adicionado ao canal para o qual você está fazendo a panorâmica até que, no extremo, ambos os canais sejam enviados para um único canal no volume máximo.

Esse modo usa uma curva de panorâmica linear.

IMPORTANTE Você pode introduzir o recorte quando os canais são adicionados. Monitore os medidores na janela Master Bus e ajuste o volume da faixa de acordo.

Equilíbrio (0 dB central)

Equilíbrio (-3 dB central)

Equilíbrio (-6 dB central)

Em um projeto estéreo, esse modo pode ajudá-lo a ajustar os níveis de sinal relativos dos canais no material de origem estéreo. À medida que você se desloca do centro para qualquer um dos lados, o canal oposto começa no valor central especificado (0 dB, -3 dB ou -6 dB) e decai até -infinito. O sinal no lado para o qual você está fazendo a panorâmica progride do valor central especificado (0 dB -3 dB ou -6 dB) para 0 dB.

Esse modo de panorâmica usa uma curva de panorâmica linear.

Por exemplo, quando você faz a panorâmica totalmente à direita, o canal direito é reproduzido a 0 dB e o canal esquerdo não é audível. À medida que você se desloca para o centro, cada canal é atenuado para o valor central especificado (0 dB, -3 dB ou -6 dB). Quando você faz a panorâmica para a esquerda, o canal esquerdo é reproduzido a 0 dB e o canal direito não é audível.

Com a configuração Balance (0 dB central), nenhum ganho ou corte é aplicado quando você é deslocado para o centro, o que pode fazer com que o centro pareça mais alto.

Com a configuração Balance (-3 dB center), um corte de -3 dB é aplicado quando você é deslocado para o centro.

A panorâmica em um projeto surround 5.1 segue as mesmas regras: à medida que você faz a panorâmica do centro para qualquer canal em um projeto surround 5.1, o sinal no canal para o qual você está fazendo a panorâmica progride do valor central especificado para 0 dB. O sinal no canal do qual você está se afastando começa no valor central especificado e decai para -infinito.

Potência constante

Esse modo é mais útil para a panorâmica de material de origem monoaural. Nesse modo, o som manterá seu volume quando você fizer a panorâmica entre os canais.

Se você aplicar o pan a um arquivo estéreo 100% R, somente o canal direito do arquivo de mídia será reproduzido e esse canal será enviado para os dois canais de saída. Se você continuar a fazer a panorâmica para a esquerda, o canal esquerdo será gradualmente adicionado à saída e o canal direito será gradualmente atenuado até que apenas o canal esquerdo seja ouvido em ambos os canais de saída quando o controle deslizante estiver em 100% L.

Se você deslocar um arquivo totalmente para a direita entre os canais dianteiro e traseiro em um projeto surround 5.1, somente o canal direito do arquivo de mídia será reproduzido, e esse canal será enviado para os canais de saída dianteiro e traseiro direitos. Se você fizer uma panorâmica para a esquerda, o canal esquerdo será gradualmente adicionado à saída e o canal direito será gradualmente atenuado até que apenas o canal esquerdo seja enviado aos canais de saída esquerdo-frontal e traseiro.

Filme

Esse modo permite que você faça a panorâmica entre pares de alto-falantes adjacentes em projetos surround 5.1 usando um modelo de potência constante. Esse modo é otimizado para a colocação de alto-falantes no estilo de teatro. Em projetos estéreo, o modo Film funciona de forma idêntica ao Constant Power.

Ao arrastar o ponto de panorâmica para o alto-falante central, o som se difunde pelos alto-falantes frontais e traseiros. Quando a faixa é totalmente deslocada para o alto-falante central, não há saída dos alto-falantes dianteiros e traseiros.

Arrastar o ponto de panorâmica para o centro da panorâmica surround envia o sinal para todos os alto-falantes.

OBSERVAÇÃO

Se você estiver fazendo o panning completo para um único alto-falante, poderá notar que algum sinal é misturado ao alto-falante oposto. Isso ocorre porque o posicionamento ideal dos alto-falantes surround não corresponde à representação no surround panner. Por exemplo, a panorâmica para o alto-falante frontal esquerdo produz um sinal de baixo nível no alto-falante traseiro esquerdo.

Isso ocorre porque o alto-falante dianteiro esquerdo deve ser posicionado 30° à esquerda do centro e o alto-falante no surround panner está localizado 45° à esquerda do centro. Para produzir uma panorâmica verdadeira de 45° à esquerda do centro, o sinal é panorâmico entre os alto-falantes dianteiro e traseiro esquerdo.