Régua de tempo

Você pode especificar como a régua de tempo será exibida (em unidades de tempo).

DICA

Para definir a posição do cursor, clique na linha do tempo ou na régua de tempo. O cursor se move para a posição em que você clicar, e a posição do cursor é exibida abaixo da linha do tempo.

Alterar o formato da régua

Para alterar o formato da hora da régua:

  • Selecione a guia Régua na janela Propriedades do projeto. Escolha um formato na lista suspensa Formato da hora da régua. Para obter mais informações, consulteDefinição das propriedades do projeto

  • No menu Options (Opções), escolha Ruler Format (Formato da régua ) e escolha um formato no submenu.

IMPORTANTE Ao sincronizar o áudio com o vídeo, é fundamental que o formato de código de tempo SMPTE usado no sequenciador ou na estação de trabalho de áudio digital seja o mesmo que o código de tempo SMPTE colocado no vídeo. Isso garante que os tempos SMPTE na tela de vídeo e no monitor do computador sejam sincronizados durante a reprodução.

Formato

Descrição

Amostras

Exibe a régua em amostras.

Tempo

Exibe a régua em horas:minutos:segundos.milissegundos.

Segundos

Exibe a régua em segundos.

Tempo e quadros

Exibe a régua em horas:minutos:segundos.quadros.

Quadros absolutos

Exibe a régua com todos os quadros numerados sequencialmente desde o início do projeto.

Medidas e batidas

Exibe a régua em measures.beats.ticks, em que 64 ticks = 1 beat.

Para definir o andamento e o número de batidas por compasso, use a guia Ruler (Régua) na caixa de diálogo Project Properties (Propriedades do projeto). Para obter mais informações, consulteDefinição das propriedades do projeto

Pés e quadros 16 mm (40 fpf)

Exibe a régua em pés+quadros a uma taxa de 40 quadros por pé.

Pés e quadros 35 mm (16 fpf)

Exibe a régua em pés+quadros a uma taxa de 16 quadros por pé.

SMPTE Film Sync IVTC (23.976 fps)

Exibe a régua em horas:minutos:segundos:quadros com uma taxa de quadros de 23,976 quadros por segundo. Essa taxa de quadros corresponde à taxa de quadros usada quando o processo de telecine inverso remove o pulldown de 24 fps de varredura progressiva (vídeo 24p).

Esse formato exibirá corretamente o tempo de execução do filme se você estiver transferindo o projeto para o filme. Para ver o tempo de execução do projeto, use SMPTE Film Sync (24 fps) ou SMPTE Drop (29,97 fps).

SMPTE Film Sync (24 fps)

Exibe a régua em horas:minutos:segundos:quadros com uma taxa de quadros de 24 quadros por segundo. Essa taxa de quadros corresponde à taxa de filme padrão de sincronização de cristal de 16/33 mm de 24 fps.

SMPTE EBU (25 fps, vídeo)

Exibe a régua em horas:minutos:segundos:quadros com uma taxa de quadros de 25 quadros por segundo. Isso é conhecido como SMPTE EBU (European Broadcasting Union) porque os sistemas de televisão europeus funcionam a 25 fps.

Use o formato SMPTE 25 EBU para projetos PAL DV/D1.

SMPTE Non-Drop (29,97 fps, vídeo)

Exibe a régua em horas:minutos:segundos:quadros com uma taxa de quadros de 29,97 quadros por segundo, o que leva a uma discrepância entre o tempo real ("relógio de parede") e o tempo SMPTE, pois não há compensação no sistema de contagem como ocorre no Drop Frame.

Use o formato SMPTE Non-Drop para projetos NTSC D1 que serão gravados em fitas mestras com timecode Non-Drop.

SMPTE Drop (29,97 fps, vídeo)

Exibe a régua em horas:minutos:segundos;quadros com uma taxa de quadros de 29,97 fps para corresponder à taxa de quadros usada pelos sistemas de televisão NTSC (América do Norte, Japão).

Use o formato SMPTE Drop Frame para projetos NTSC DV/D1.

Tanto o SMPTE Drop quanto o SMPTE Non-Drop são executados a 29,97 fps. Em ambos os formatos, os quadros reais não são descartados, mas são numerados de forma diferente. O SMPTE Drop remove determinados números de quadros do sistema de contagem para evitar que o relógio SMPTE se desvie do tempo real ("relógio de parede"). O tempo é ajustado para frente em dois quadros em cada limite de minuto, exceto 0, 10, 20, 30, 40 e 50. Por exemplo, quando o tempo do SMPTE Drop aumenta de 00:00:59.29, o próximo valor será 00:01:00.02.

SMPTE 30 (30 fps, áudio)

Exibe a régua em horas:minutos:segundos:quadros com uma taxa de quadros de 30 quadros por segundo.

Essa taxa é exatamente 30 fps e é comumente usada para sincronizar aplicativos de áudio, como gravadores multitrack ou sequenciadores MIDI. Esse formato não deve ser usado ao trabalhar com vídeo.

Tempo do CD de áudio

Exibe a régua em horas:minutos:segundos:quadros com uma taxa de quadros de 75 quadros por segundo para criar CDs do Red Book. Para obter mais informações, consulteGravação de CD com disco único (DAO ou Red Book)

Definir tempo no cursor Permite que você defina a hora atual na posição do cursor.
Definir o tempo do projeto Permite que você defina o andamento do projeto.

Criação de um deslocamento de régua de tempo

Normalmente, esse recurso é usado em conjunto com projetos SMPTE e MIDI quando suas linhas de tempo são a principal referência. Um deslocamento permite que você defina a régua do VEGAS Pro com base na linha do tempo de outro projeto para fins de referência.

OBSERVAÇÃO Como um CD de áudio deve sempre começar em 00:00:00, não é possível criar um deslocamento de régua de tempo quando a régua de tempo estiver definida para o formato Audio CD Time.

  1. Clique com o botão direito do mouse na régua de tempo e selecione Definir tempo no cursor no menu de atalho. Uma caixa de edição é exibida na régua de tempo.

    DICA Para criar um deslocamento simples, clique em Go to Start para mover o cursor para o início do projeto.

  2. Digite uma hora na caixa de edição e pressione Enter.

    A régua de tempo é deslocada para que a posição do cursor corresponda à hora que você especificou. Por exemplo, se o cursor estiver posicionado na marca de 2:00 minutos e você inserir 15:00 minutos, o início do projeto será definido como 13:00 minutos.