Exibir ou alterar as propriedades do arquivo de mídia

Na janela Project Media (Mídia do projeto), clique no botão Media Properties (Propriedades da mídia ) para exibir a caixa de diálogo Properties (Propriedades) do arquivo de mídia selecionado.

O aplicativo tentará detectar automaticamente as propriedades dos seus arquivos de mídia. Na maioria dos casos, você não precisará editar as propriedades do arquivo.

Edição de propriedades de um arquivo de áudio

Selecione um arquivo de áudio na janela Project Media (Mídia do projeto) e clique no botão Media Properties (Propriedades da mídia) para exibir a caixa de diálogo Properties (Propriedades).

DICA Também é possível visualizar as propriedades do arquivo de mídia associado a um evento. Clique com o botão direito do mouse no evento, escolha Propriedades no menu de atalho e clique na guia Mídia.

As seguintes configurações estão disponíveis para arquivos de áudio.

Item

Descrição

Nome do arquivo

Exibe o nome e o local do arquivo de mídia atual.

Nome da fita

Pode ser usado para exibir o nome da fita a partir da qual você gravou o áudio. O nome pode ser editado aqui ou no campo correspondente na janela Editar detalhes. Para obter mais informações, consulteUsando a janela Editar detalhes

Fluxo

Se um arquivo contiver vários fluxos, você poderá usar esse controle para selecionar o fluxo para o qual deseja visualizar as propriedades.

Atributos

Exibe a taxa de amostragem, a profundidade de bits, o número de canais e a duração do arquivo.

Formato

Exibe o formato de compactação do arquivo.

Edição de propriedades de um arquivo de vídeo

Selecione um arquivo de vídeo na janela Project Media (Mídia do projeto) e clique no botão Media Properties (Propriedades da mídia ) para exibir a caixa de diálogo Properties (Propriedades).

DICA Também é possível visualizar as propriedades do arquivo de mídia associado a um evento. Clique com o botão direito do mouse no evento, escolha Propriedades no menu de atalho e clique na guia Mídia.

As seguintes configurações estão disponíveis para arquivos de vídeo.

Item

Descrição

Nome do arquivo

Exibe o nome e o local do arquivo de mídia atual.

Nome da fita

Isso pode ser usado para exibir o nome da fita da qual o vídeo foi capturado. O nome pode ser editado aqui ou no campo correspondente na janela Editar detalhes. Para obter mais informações, consulteUsando a janela Editar detalhes

Usar timecode no arquivo

Selecione esse botão de rádio para aceitar as configurações padrão de timecode.

Usar código de tempo personalizado

Selecione esse botão de opção para especificar um valor inicial para o timecode.

Fluxo

Se um arquivo contiver vários fluxos, você poderá usar esse controle para selecionar o fluxo para o qual deseja visualizar as propriedades.

Formato

Exibe o formato de compactação do arquivo.

Atributos

Exibe o tamanho do quadro, em pixels (x,y). profundidade de cor e comprimento do arquivo.

Ordem de campo

Escolha uma configuração na lista suspensa para alterar a ordem dos campos do arquivo. Consulte o manual da sua placa de captura/saída de vídeo para saber a ordem correta dos campos.

  • Nenhum (varredura progressiva) - Selecione essa opção ao visualizar o vídeo em um computador. Essa opção ignora o entrelaçamento.

  • Campo superior primeiro - Selecione essa opção (também chamada de campo ímpar ou campo A) para vídeos que serão exibidos em uma televisão.

  • Campo inferior primeiro - Selecione essa opção (também chamada de campo uniforme ou campo B) para saída DV ou se o campo superior primeiro produzir saída trêmula ou tremida ou se o manual do hardware especificar o campo inferior primeiro.

Relação de aspecto do pixel

Escolha uma configuração na lista suspensa para alterar o aspecto de pixel do arquivo. Essa configuração dependerá da sua placa de captura/saída de vídeo. Consulte o manual da placa de captura/saída de vídeo para obter as configurações adequadas.

Canal alfa

Escolha uma configuração na lista suspensa para alterar as informações do canal alfa do arquivo.

Se o canal alfa em uma imagem não for detectado, escolha o tipo correto de canal alfa nessa lista suspensa. Se não tiver certeza, tente primeiro a configuração Pré-multiplicada.

  • Undefined (Indefinido ) - O vídeo não fornece informações sobre o canal alfa. Essa configuração ignora qualquer informação de canal alfa no arquivo.

  • None (Nenhum ) - O vídeo não tem canal alfa ou tem um canal alfa, mas é completamente opaco (sólido).

  • Direto (sem formatação) - As informações de transparência são mantidas apenas no canal alfa. As informações alfa devem ser aplicadas aos canais RGB antes da composição.

  • Pré-multiplicado - O método padrão de lidar com informações alfa. As informações de transparência são mantidas nos canais alfa e RGB, e a imagem está pronta para a composição. Nenhum componente RGB excede o valor alfa.

  • Pré-multiplicado (sujo) - Semelhante ao Pré-multiplicado, mas os componentes RGB podem exceder o alfa. Essa configuração é usada principalmente para imagens criadas por aplicativos 3D que envolvem a composição de imagens 3D sobre um fundo de imagem de cor não sólida.

Espaço de cores

Escolha o espaço de cor em que a mídia está. Para obter mais informações, consulteEspecificação do espaço de cores para fotos individuais

Faixa de cores

Escolha o intervalo de cores da mídia selecionada. VEGAS Pro detecta a faixa de cores da mídia se ela for compatível com metadados de faixa de cores. A maioria dos plug-ins de leitor é compatível com a opção de substituição da faixa de cores.

OBSERVAÇÃO Se o intervalo de cores for "limitado" ou "Indefinido" no formato Y'CbCr, os intervalos de cores 16-236 e 16-255 serão convertidos para 0-255 RGB (intervalo completo). Se a faixa de cores estiver cheia, nenhuma conversão de nível será realizada ao decodificar o formato Y'CbCr para o espaço de cores RGB.

IMPORTANTE A opção de substituição da gama de cores é aplicável somente quando você tiver definido as Propriedades do projeto para o modo de gama completa. Atualmente, a substituição do intervalo de cores não é compatível com alguns plug-ins de leitura, como MVC e WMV, ou com leitores de imagens estáticas.

Rotação

Escolha uma configuração na lista suspensa para girar a orientação de um arquivo de mídia.

Neste exemplo, o vídeo foi gravado com o tripé da câmera girado 90 graus. O projeto é girado, mas a mídia não corresponde à orientação do projeto, de modo que o vídeo fica em caixa alta dentro do quadro.

Depois de escolher 90° no sentido horário na lista suspensa Rotation (Rotação ), a mídia é girada e o vídeo preenche o quadro.

DICA
  • Se quiser girar a orientação de um projeto, você pode usar a lista suspensa Rotação de saída na guia Vídeo da caixa de diálogo Propriedades do projeto. Para obter mais informações, consulteDefinição das propriedades do projeto

  • Para girar vários arquivos rapidamente, selecione-os na janela Project Media, clique com o botão direito do mouse em um arquivo selecionado e escolha Rotate 90 Clockwise° ou Rotate 90 Counterclockwise° no menu de atalho.

  • Para obter mais informações sobre como trabalhar com projetos rotacionados, consulte Criação de projetos rotativos

Propriedades de edição para vários arquivos de vídeo

Selecione dois ou mais arquivos de vídeo na janela Project Media e clique no botão Media Properties (Propriedades de mídia ) para exibir a caixa de diálogo Properties (Propriedades).

As seguintes configurações podem ser editadas para vários arquivos de vídeo:

  • Taxa de quadros (para sequências de imagens estáticas)

  • Ordem de campo

  • Relação de aspecto do pixel

  • Canal alfa e cor de fundo

  • Espaço de cores

  • Rotação

Se uma configuração não for a mesma para todos os arquivos de vídeo selecionados, será exibido (valores diferentes). Se você não alterar a configuração, os valores diferentes serão mantidos.

Salvar configurações em perfis de vídeo para futura detecção automática

Se precisar editar com frequência as configurações de um tipo de arquivo de vídeo, clique no botão Save settings to video profiles for future auto-detection (Salvar configurações em perfis de vídeo para futura detecção automática) após editar as configurações na caixa de diálogo Properties (Propriedades).

As novas configurações são usadas sempre que um arquivo desse tipo é detectado.